quarta-feira, 27 de julho de 2022

About my mother...

Minha mãe é uma senhora dada a falar através de ditados - principalmente quando está tentando botar medo em alguém - sendo assim, me ensinou a pensar, sem querer querendo...

"O cachorro do vizinho é o que rouba a banha..."

Essa era uma das frases de efeito que ela falava com frequência, e dava ênfase nas palavras com base em seu estado de espírito do momento - às vezes o humor dela variava tanto em apenas um dia que era difícil acompanhar as mudanças - e queria que de acordo com a emoção que empregando na frase eu adivinhasse o que ela estava pensando e qual seria a atitude que ela ia tomar... (Eis um dos dons de toda mãe: só com olhar já fazer os filhos se borrarem de medo... Mas a minha ainda ilustrava com um ditado...)

Com essa frase ela às vezes era irônica, na intenção de me fazer perceber que ela sabia que eu estava contando uma lorota pra escapar de algum tipo de punição por ter aprontado... Às vezes falava distraidamente, dando a entender que estava articulando argumentos antes de começar a discutir e tentando por em prática o seu frio e calculado autocontrole pro caso da discussão se transformar em briga física (geralmente em defesa dos filhos). Às vezes apenas uma afirmação ênfase alguma pra me ensinar uma lição que ela muito tentou mas que eu mesma só aprendi quando uma pomba gira falou com outras palavras algo do mesmo sentido desse ditado, enquanto me relembrava coisas que aconteceram na minha vida...

EXISTEM PESSOAS QUE PREFEREM CULPAR OS OUTROS PELAS PRÓPRIAS C@GADAS - por medo, vergonha, oportunismo - MAS JAMAIS VÃO ASSUMIR QUE NÃO FOI EXATAMENTE O CACHORRO DO VIZINHO QUE ROUBOU A BANHA... (Depois que eu entendi isso ficou mais fácil controlar meus impulsos pra não sofrer com consequências cansativas, mas a pomba gira teve que falar de outro jeito...)

Burra sou eu por não perceber que a minha velha carcomida e amada mãe tem a capacidade de me ensinar lições valiosas sobre qualquer coisa, brincando batendo berrando ou ironizando, mesmo sem ter a intenção.

Quem tem rabo que sente em cima ou então não reclame que pisaram nele, pra bom entendedor meia palavra basta e um pingo é letra.

PS: aquele que mencionar a minha mãe desrespeitosamente vai ganhar mais uns buracos na cara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário